Publicado por: Thomas Kang | maio 25, 2011

Convocatória Ecumêncica Internacional pela Paz – IEPC

“Glória a Deus e Paz nas Alturas” –  Este é o tema da Convocatória Ecumêncica Internacional pela Paz – IEPC, que inicia na terça-feira, dia 17 de maio em Kingston, na Jamaica. Durante 8 dias, representantes de igrejas membro do Conselho Mundial de Igrejas estarão reunidos em Kingston para um momento de celebração e avaliação da Década pela Superação da Violência.  Muitas atividades foram realizadas pelas igrejas ao redor do mundo durante esta década e a proposta é de que a celebração em Kingston seja também um momento inspirador para a continuidade do trabalho pela Paz.

O encontro discutirá a Paz de acordo com quatro subtemas: Paz na Comunidade, Paz com a terra, Paz no mercado de trabalho e Paz entre as pessoas. Além disso, um documento entitulado “Um chamado Ecumênico para a Paz Justa” será apresentado com o objetivo de guiar as igrejas membro em seu contínuo trabalho pela paz.

Eu sou uma d@s jovens selecionad@s para servir como steward durante a IEPC. Nós somos 40 jovens de cerca de 22 países ao redor do mundo e estaremos trabalhando durante o evento com questões de logística, auxiliando em tarefas como distribuição de documentos e materiais, acolhida, organização de espaços. Porém, ser um steward não significa apenas trabalho logístico. Em preparação para o evento, estamos participando do Programa de Aprendizado Ecumênico, onde temos oportunidade de discutir com outros jovens questões de Paz em nossa realidade, além de aprender  e compartilhar experiências de diferentes partes do mundo

Em nossa IECLB, que também é membro do Conselho Mundial de Igrejas, temos como tema para este ano Paz na Criação de Deus, Esperança e compromisso. E é neste sentido que também estamos refletindo em nossas comunidades sobre a construção de uma Paz Justa, que começa com todas as pessoas tendo os mesmos direitos, as mesmas possibilidades de sonhar, o mesmo acesso a uma vida com dignidade e onde todos assumam sua responsabilidade com os bens comuns, com o nosso planeta, com a criação de Deus.

A Paz Justa começa no cuidado com a criação. Podemos citar como exemplos o cuidado com o lixo que produzimos, os alimentos que ingerimos todos os dias , os materiais que necessitamos em nosso trabalho, em nossas casas. Você sabe de onde vem os alimentos que você consome? Que tipos de coisas você está comprando e  em qual quantidade? É realmente necessário? Que tipo de trabalho foi usado na produção desses materiais? É com pequenas reflexões como esta que avançaremos na discussão sobre dignidade e PAZ Justa, preocupando-nos em construir Paz nas coisas mais simples que fizermos, seja em casa, seja na comunidade, no nosso local de trabalho e assim, entre todas as pessoas.

Se você tem interesse em acompanhar o que será tratado durante a Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz e ainda participar: http://www.superarlaviolencia.org/es/convocatoria.html

Daniele Schmidt Peter

Paróquia Ascensão – Canguçu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: